sábado, agosto 30, 2008

crOniCas de ViAgem
















A visão de milhares de oliveiras passando a correr pela janela do autocarro dava a ilusão de terras lusas. A Tunísia é o 4º produtor mundial de azeite (atrás da Espanha, Itália e Grécia), produzido pelos 60 milhões de oliveiras que se concentram na zona costeira entre Sousse e Sfax, entendendo-se para o interior até sidi bou Zid .
E são as oliveiras que nos fazem recuar às origens de EL-DJEM. Baptizada de Thysdrus pelos cartagineses, não tardou a juntar-se aos romanos durante a III Guerra Púnica, ganhando estatuto de colónia e, graças ao cultivo das oliveiras, de riqueza e prosperidade. Foi por esta altura construído pelos romanos o anfiteatro que visitámos - já debaixo de um sol escaldante e de um calor abrasador, apesar de o dia ser ainda uma criança -. É uma construção imponente, bem preservada, que me trouxe à memória lembranças da Cidade Eterna, e em cuja arena elíptica se sente um calafrio ao imaginar cenas de terror bestial e absurdo. Providencialmente, e regateando o melhor que pude, comprámos por ali os "lenços" usados como turbante pelas (já poucas) mulheres tunisinas - com carimbo "made in china" (esforçando-se o árabe para me convencer - enquanto me ria a bandeiras despregadas-, de que se não for assim as tunisinas não compram ), e que mais tarde nos foram muito úteis.
Algures , na esplanada do café Flamingo, parámos para refrescar e tentar comer um pastel com recheio de aspecto duvidoso e altamente picante - o pequeno almoço no AL AMINA composto de pão duro e yogurte de banana deixara-nos a meio-pau -. Recebi então a primeira e mais poética de muitas ofertas pela mão da filhota de olhos azuis - vinda de Mouhamed, o nosso guia - : um cavalo árabe.
E foi a partir daqui que a paisagem se transformou radical e progressivamente, cada vez mais seca e árida culminando em Djebel Demer, cadeia montanhosa no corredor do deserto.
Matmata, 600 mts acima do nível do mar, autentica visão lunar, "cidade" irreal de casas escavadas na montanha pelos berberes, faz mais de mil anos, para se protegerem do extremo calor do verão, quiçá apenas um dos seus inimigos.
Talvez os 50º que por ali faziam, tivessem contribuido para a sensação da nossa não-existência, de presença virtual num lugar inexistente.
Valeu o almoço frugal numa dessas "tocas" (um "pastel" de ovo, delicioso, com legumes crus, que recusámos por receio de possíveis diarreias, esparguete com molho irremediavelmente picante, e uns bolinhos de tâmara inesqueciveis) -, acolhedora porque bem mais fresca e pela simpatia de quem nos serviu -, para nos trazer de volta à terra.
Valeu também o dar biberon ao dromedário bébé....(cont.)

Sem comentários: