quarta-feira, outubro 22, 2008

A MentirA


Mente-se, porquê?
Sermos educados em ambiente católico, habitua-nos desde sempre a ouvir: - Mentir é pecado.
Pecado. Sinónimo de ida directa para o Inferno, a menos que haja arrependimento e vontade de não prevaricar.
Felizmente que a par dessa educação intimidatória, tinha-se também aquela outra que se adquiria pelo exemplo e pela palavra daqueles que nos deram vida e amor, que nos ajudaram a crescer e nos prepararam para a vida.
Hoje, com um bocado de sorte, ensina-se que mentir é feio. Raramente se explicam os motivos dessa fealdade.
Porque pode prejudicar, porque pode ser cruel, porque é concerteza desleal.
A mentira banalizou-se. É praticada com tanta frequência e com tanto à-vontade que perdeu completamente o sentido de coisa errada.
Mente-se descaradamente, esfarrapadamente, mente-se por que dá jeito, mente-se porque se tornou um hábito, mente-se por insegurança, por auto-defesa, mente-se a maior parte das vezes para conseguir obter aquilo que não seria possível alcançar sem mentir.
A mentira pode tornar-se numa dependência. Saber que se está a mentir e não conseguir controlar essa necessidade, porque muitas vezes se acabou por perder a noção do que é real e do que se arquitectou na mentira. Daquilo que se é na realidade, para passar a ser aquilo que se fantasiou ser.
Quando se mente compulsivamente perde-se por completo a saúde mental. Vai-se criando uma teia, cada vez mais intrincada, que acabará por se tornar num caminho sem saída.
Diz o povo que "a mentira tem pernas curtas" que "se apanha mais depressa um mentiroso que um coxo".
E isto porquê? Porque afinal não é assim tão difícil para cada um de nós ser um detector de mentiras.
Como para quase tudo, é uma questão de prática, da leitura atenta de pequenos sinais, que acabam por se tornar repetitivos.
Uma expressão do rosto, uma alteração do tom de voz, uma manifestação deslocada de nervosismo, um desvio do olhar, uma necessidade exagerada de justificar uma frase ou uma atitude.
Claro que depois há os profissionais. Os especialistas na arte da camuflagem. Em relação a esses o melhor é rezar para não lhes cairmos nas malhas.
Mas se acontecer, não desesperemos. É só esperar que a mentira não tenha feito muitos estragos. E que a verdade chegue!

P.S. - Aqui só para nós, às vezes uma mentirinha, daquelas que não prejudicam ninguém, até que sabe bem, não é?

Sem comentários: