sábado, junho 28, 2008

CastanholaS



Sempre tive uma fixação por castanholas. Não sei explicar porquê. Quando era miúda e ia passar férias à Beira Alta, à aldeia raiana do meu pai, havia um contrabandista que todas as semanas atravessava a fronteira a salto trazendo, mais ou menos a pedido dos habitantes da aldeia, toda a espécie de produtos alimentares e não só. Lembro-me de ter pedido à minha mãe para ele me trazer umas castanholas e lembro também o esforço inglório, diga-se de passagem, que fiz durante meses para tentar "castanholar". E com esse insucesso ficou por aí o meu interesse pelo flamenco, estilo musical fortemente influenciado pela cultura cigana.
Muitas "vidas" depois, numa viagem de trabalho, voltei a encontrar-me com as castanholas numas Cuevas em Madrid. Lembro-me de ter ficado na altura de certo modo impressionada pela voz rouca e expressiva da "cantadeira", que transmitia sentimentos fortes de desespero, luta e esperança.
Não me fascinou.
Resolvi ontem aceitar o convite de amigas e fui assistir ao "Tiempo Muerto", do intitulado "enfant terrible" do flamenco espanhol, Rafael Amargo, cujo vedetismo não me impressionou de nenhum modo especial.
Gostei da veterana "cantadeira" do grupo e das suas castanholas (o velho sonho) e também do sapateado protagonizado por duas das bailarinas.
Continuo a não me sentir fascinada.


Sem comentários: