segunda-feira, maio 05, 2008

Tenzin Gyatso - Monge e Lama Tibetano (14º Dalai Lama)

Andava há dias para passar para o "papel" algumas reflexões sobre o Tibete. Depois do tanto que li e ouvi, resolvi não o fazer.
Só que a notícia de hoje tirou-me mesmo do sério!!!
Então o Dalai Lama agora é um monstro criminoso?
Então digam lá senhores chineses, enumerem esses crimes monstruosos. Ou será crime quando ele diz: "Seria muito mais produtivo se as pessoas procurassem compreender os seus pretensos inimigos. Aprender a perdoar é muito mais proveitoso do que simplesmente tomar de uma pedra e arremessá-la contra o objecto da ira. Quanto maior a provocação maior a vantagem do perdão. É quando padeceres os piores infortúnios que surgem as grandes oportunidades de se fazer o bem a si e aos outros."
Fui ouvir este homem, em 15 de Setembro de 2007, quando esteve em Lisboa.
O que senti então foi que estava perante um homem bom, um ser humano a falar de paz e concórdia com outros seres humanos.
Será que apelar à caridade com um sorriso nos lábios, à compaixão, à fraternidade, à igualdade, é crime?
Não me parece.

PS: Monstro criminoso é o septuagenário austríaco, Joseph Fritzel, que manteve a filha, Elizabeth, presa numa cave durante 24 anos. Violou-a sistematicamente. Elisabeth foi mãe por sete vezes. Sou contra tirar a vida, e seria piedoso demais. Castração química. Acabar de vez, com a "energia dos seus impulsos sexuais", e deixá-lo vivo.
Para lembrar.

Sem comentários: